Onde nos encontrar
Rua Pitágoras, 353 – Instituto de Economia, Sala 35 UNICAMP – Cidade Universitária, Campinas/SP
comercial@economica.org.br
19997615841
Horário de serviço: 08h às 12h e 14h às 18h de segunda a sexta.
Projeto Escola da Água e Saneamento Serviço: Plano de Negócios O projeto Escola da Água e Saneamento ajudou o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí a estruturar uma escola de capacitação de funcionários das empresas de água e saneamento. O Consórcio abrangia uma região de 92 cidades, que estavam sofrendo com perdas de 40% da água por um mau funcionamento operacional. O plano viabilizou o empreendimento, possibilitando a escola a criação de parcerias com as próprias agências de águas, ofertando os cursos aos seus trabalhadores. Com os trabalhadores capacitados, estima-se que mais de 100 milhões de litros de água serão economizados através da diminuição de perdas, melhorando o serviço de distribuição em toda a região. O projeto conquistou o prêmio de Projeto Impacto no ENEJ, o encontro nacional que reúne as empresas juniores do país. O prêmio reconheceu o projeto como aquele que mais impactou a sociedade brasileira em 2020, por seus resultados positivos e transformadores.
Projeto Cosmético Fitoterápico Serviço: Plano de Negócios O projeto FreshFemme começa explorando um novo mercado, buscando realizar o papel social de ser um produto fitoterápico que facilita a vida das mulheres as quais enfrentam o período da menopausa, aumentando a qualidade de vida e evitando mal-estar e constrangimentos. Além de mitigar os efeitos do climatério nas mulheres, sem o uso prejudicial de hormônios e com efeito imediato do aerossol, a empresa promove iniciativas filantrópicas com instituições de tratamento ao câncer sendo realmente, além de tudo, uma iniciativa com função social de extrema importância. O plano de negócios permitiu viabilizar e implementar aquilo que era uma ótima ideia de um produto inovador, bem como um relatório para se obter capital de investidores, de tal forma que cumpriu com o necessário para se tornar uma nova empresa competitiva e bem alocada no mercado. Com isso, hoje a marca FreshFemme é de absoluto sucesso no segmento e segue, assim, conquistando o mercado e se consolidando como uma empresa referência no setor.
Projeto Sanfarma Serviço: Valuation A Sanfarma é uma empresa originária da cidade de Extrema - MG, possuindo mais de vinte e cinco anos de existência e sendo uma promissora fabricante de produtos relacionados a saúde, como ataduras, curativos, testes de gravidez, etc. Localizada atualmente na cidade de Americana - SP, a empresa contou com a Econômica para realizar um valuation da empresa no ano de 2020, buscando estabelecer valores para a empresa e apresentar uma margem de negociação. A partir da coleta de dados da empresa, a Econômica realizou análises a respeito do setor de atuação da Sanfarma, além de conduzir uma pesquisa acerca do mercado em que ela está inserida. Criou, ao mesmo tempo, a partir de uma série de métricas usadas por empresas para calcular seu valor, projeções a respeito do crescimento da empresa e de sua valorização, projetando cenários futuros. A empresa sanfarma precisava de um intervalo de valores da sua companhia. Nesse sentido, foi realizado o valuation, utilizando Fluxo de caixa descontado e múltiplos de mercado. Um estudo acerca das tendências do setor varejista de produtos farmacêuticos, e do cenário macroeconômico, forma as premissas utilizadas, juntamente com os relatórios anteriores da empresa e sua expectativa e tendência de crescimento, são feitas as projeções e diversos cenários, para chegar em um intervalo de valores. O método de múltiplos de mercado utiliza os índices de outras empresas do setor e seus valores de mercado, chegando a um valor comparativo por meio desses índices. Vale ressaltar que o valuation não é um método exato, pois depende de vários fatores, como concretização das premissas e cenário macroeconômico, por isso são projetados diversos cenários e é calculado um intervalo de valores.