Qual o momento certo para expandir seu negócio?

Para início de discussão, é preciso entender que a necessidade de expansão de um negócio aparece quando este atinge o ápice do seu crescimento no modelo de negócios atual e passa a necessitar de ampliação a fim de continuar aumentando seus lucros. Esta pode ser feita com o oferecimento de novos produtos e serviços dentro de seu segmento, mudança de local para a adequação da operação, abertura de franquia para explorar novos mercados, fusão com outro empreendimento ou aquisição de outros negócios que de alguma forma possam contribuir para a performance do empreendimento.

Sonho desafiador

Todo empreendedor tem o sonho de expandir seu negócio. No Brasil, uma pesquisa feita em 2016 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), mostrou que 31,7% da população brasileira adulta tem o desejo de empreender. No entanto, deve-se observar que o problema de sustentabilidade que faz com que muitas empresas não alcancem seus objetivos ocorre, na maioria das vezes, devido à falta de visão futura do negócio e a ausência de um plano sólido no longo prazo, acarretando em uma série de dificuldades caso a empresa comece a investir de maneira imatura em sua expansão. Para isso, é preciso ter em mãos um planejamento estratégico bem estruturado, que se configura como um projeto árduo e que exige dedicação e pesquisa, mas que, se feito da maneira correta, pode vir a se tornar um sonho realizado.Mas, afinal, como prosseguir de forma concreta se quero expandir meu negócio?
Antes de tudo, é interessante que o empresário faça 3 perguntas a si mesmo para saber se de fato vale a pena pensar em expandir:1- Atualmente, estou operando com a capacidade máxima da minha unidade?É imprescindível verificar como o seu negócio está operando, qual o desempenho de sua estrutura atual ao longo do tempo e ter clareza sobre os desafios que terá pela frente quanto a rentabilidade do investimento no longo prazo e sobre as dificuldades de gestão que irá se deparar no futuro.
2- Qual é o modelo ideal de expansão para o meu negócio?Após avaliar se está no momento correto de expandir seu negócio, você necessita decidir qual é o melhor formato de crescimento do estabelecimento, ou seja, deve analisar outras variáveis que são exógenas ao seu negócio através de uma pesquisa e análise de mercado, a fim de saber como está a concorrência nesse nicho em que você quer investir e como a demanda têm se comportado no seu segmento. Além disso, ter claro o plano de negócios é decisivo para o sucesso do empreendimento, principalmente no que diz respeito às metas e ao resultados esperados para o final da expansão.
3- Estou seguro (a) dessa decisão?Expandir demanda tempo e dinheiro. Para isso, torna-se essencial que você esteja seguro sobre sua decisão e analise os benefícios e malefícios que a decisão pode trazer. Ademais, é válido ressaltar que, frequentemente, as pessoas quando pensam em expandir o negócio acabam por investir todo o seu dinheiro em seu sonho, o que pode tornar-se um problema real no que diz respeito à expectativa de retorno, sendo então necessário estar preparado para o impacto de um investimento no aspecto financeiro e organizacional.

Execução

Seja qual for a sua ideia para expansão do negócio, é recomendado que você procure a assessoria de uma consultoria especializada que possua um histórico de projetos bem-sucedidos atuando no mercado há anos, para que possa ter mais confiança ao expandir o seu negócio. Para te ajudar e tornar o seu sonho realidade, oferecemos o serviço de Análise de Viabilidade de Investimento que mapeia a possível lucratividade, tempo de retorno e pontos de risco do investimento e prospecções para o negócio. Está pensando em expandir seu negócio e não sabe como começar? Clique aqui e agende uma reunião com nossos consultores!