planejamento-financeiro

Planejamento financeiro: como ele é fundamental em períodos de crise

Planejamento Financeiro: como ele é fundamental em tempos de crise.

O planejamento financeiro pode ser definido como sendo a organização das finanças, podendo abarcar tanto finanças pessoais quanto as de um empreendimento. Assim, demanda muita disciplina para que seja seguido e torna necessária a definição de objetivos, metas para o futuro. É necessário saber onde se quer chegar para que então o caminho possa ser traçado com precisão.

planejamento-financeiro

Fonte: Escolaweb

O planejamento é realizado através da gestão de ganhos e de gastos, englobando despesas fixas, variáveis, além dos rendimentos atuais e salários. Após esse levantamento de custos e receitas, é necessário traçar objetivos para o futuro, imaginar como você pretende estar financeiramente dentro de determinado período de tempo – você pode dividir em um ano, cinco, dez ou até mais!

Depois desse exercício de averiguação e planejamento, é necessário escolher a estratégia que será adotada, desde realizar investimentos (caso sim, definir quais são os mais apropriados para seu caso), até analisar a hipótese de cortar gastos ou reduzi-los. O processo consiste basicamente em: analisar a situação atual do negócio, sua posição de mercado, nível de endividamento, cenário do setor e abrangência do público alvo; preparar um planilhamento de obrigações e recebimentos; esboçar um orçamento, contendo dados como o capital de caixa, capacidade de investimento e custos fixos e variáveis para a manutenção do empreendimento; definir metas de curto e longo prazo, bem como o nível de dificuldade para alcançá-las e os recursos que requerem; e, por fim, o esboço de diversos cenários, desde o pessimista, até o otimista, abarcando também o moderado, atribuindo pesos, respectivamente, de acordo com o grau de probabilidade de virem a ocorrer efetivamente.

O planejamento financeiro é o tipo de organização que leva a vislumbrar com clareza quais os passos necessários para alcançar seus objetivos e o modo como executar cada um deles e se aproximar dos seus sonhos.

Como o planejamento financeiro impacta em seu empreendimento?

Através do planejamento financeiro, será possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, potencializar resultados financeiros, tornar seu empreendimento mais rentável. O estudo pode servir tanto para manter a saúde contábil da empresa, quanto para planejar futuros empréstimos e investimentos em expansão, de modo a prevenir pagamentos de juros abusivos.

planejamento-financeiro

Fonte: Citisystems

Esse tipo de análise é fundamental para a manutenção de negócios, uma vez que cada vez mais a concorrência se acirra e é necessário saber gerenciar recursos para se manter competitivo no mercado. Assim, esse tipo de gestão ajuda a localizar pontos problemáticos dentro de um negócio, a sanar possíveis gastos excessivos e a poupar e lucrar muito mais!

Como o planejamento financeiro pode ser útil em períodos de crise?

Períodos de crise demandam ações que visem minimizar os impactos na arrecadação e rentabilidade de um negócio. Assim, também é necessário saber organizar as finanças pessoais, evitando assim que o impacto da crise seja ainda mais extenso. Para tanto, o planejamento financeiro é essencial, possibilitando uma estruturação das finanças e impedindo que o empreendimento collapse. 

Assim, através da gestão das finanças e dos passos listados, será possível assegurar que seu empreendimento consiga atravessar a crise sem danos maiores, além de estruturá-lo para que ele não esteja vulnerável em cenários de crise posteriores, assegurando sua posição de mercado.

Se interessou? Entre em contato e agende uma reunião de diagnóstico gratuita para uma consultoria em Gestão Financeira com a ECONOMICA! Podemos te ajudar em todas as etapas desse processo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *