Perda de mercado para a concorrência: quais os sinais e como resolver

Reconhecer os problemas enfrentados pela empresa, em decorrência de um descuido em analisar outras que possuem um mercado semelhante, e resolvê-los de forma eficaz pode não ser tão simples quanto parece.
Em diversos momentos da vida, as pessoas encontram-se com a concorrência. Seja ao disputar um jogo no futebol ou ao realizar um vestibular concorrido, o objetivo é sempre ganhar, mas as táticas adotadas para alcançar a meta nem sempre são as melhores possíveis. A concorrência no mundo empresarial não foge à regra: muitas empresas, apesar de fazerem um bom planejamento de como será o negócio, não realizam uma boa análise dos concorrentes e, com isso, acabam tendo problemas.
Reconhecer quais são os sinais que indicam perda de mercado para a concorrência é o primeiro passo para resolver tais problemas, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso saber qual é o comportamento do seu público-alvo, pois se, por exemplo, o gasto médio dos clientes diminui, se a frequência deles é menor, ou se aqueles que eram habituais já não voltam mais, há algo errado com as estratégias da empresa.
Nesse contexto, estudar a concorrência mostra-se essencial para quem quer continuar e prospectar no mercado. Com essa análise, evita-se surpresas por novidades e informações oferecidas por esses outros negócios e é possível descobrir a demanda dos consumidores que não é atendida total ou parcialmente pelos competidores.
É importante salientar, ainda, que os concorrentes não são apenas aqueles que oferecem o mesmo serviço ou produto, o que se chama de concorrência direta, mas também todos os outros que atingem o mesmo público-alvo. Como exemplo, podemos considerar uma academia de natação. Ela concorrerem diretamente com outros estabelecimentos que oferecem natação, mas academias de ginástica, de musculação e de outras modalidades esportivas também têm influência sobre a demanda dela, pois também atingem o público que quer praticar esportes.
Portanto, assim como para ganhar um jogo de futebol é necessário treinar e para passar em um vestibular concorrido é preciso estudar da melhor forma, é fundamental um bom estudo para estar à frente dos concorrentes no mercado. Uma boa forma de se analisar os concorrentes é através da realização de uma Pesquisa e Análise de Mercado, que levanta dados sobre eles e suas estratégias e pesquisa sobre o comportamento do público-alvo, além de outros serviços que podem ser oferecidos.
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