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O que é precificação de produtos e serviços?

A técnica de precificação é adotada por empreendimentos que ofereçam produtos ou serviços. Através dela, torna-se possível diminuir as disparidades entre o preço de venda de um produto ou serviço e adequar melhor a marca ou empreendimento ao contexto do mercado. 

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Ela pode ser executada tanto através da técnica de comparação entre os demais preços oferecidos no mercado, mapeando os valores que são oferecidos por concorrentes, quando através de outros meios. Aqui, é necessário fazer um estudo aprofundado sobre os preços dos concorrentes, qual público-alvo está sendo atingido e, se possível, a estrutura de custos do concorrente. Assim, pode-se oferecer um preço que não esteja muito abaixo do que é oferecido – o que levaria a um prejuízo – e também não muito acima, o que afastaria potenciais cliente.

Outra maneira é precificar através dos custos, considerando todos os custos envolvidos na produção dos bens ou serviços. Primeiro, é importante entender como é a composição de custos. Primeiro, há os custos fixos, que são os custos obrigatórios para que a empresa exista. Ou seja, contas, impostos, salários. Também há os custos variáveis, onde caso eles aumentam ou diminuem, a produção pode aumentar ou diminuir – como é o caso de insumos. Então, eles se dividem em indiretos, que são os custos que não estão diretamente atrelados aquele produto ou serviço – como as contas de água ou a compra de insumos que fabriquem mais de um produto. Também há os diretos, que cada custo entra no preço do produto, como os impostos como IPI, ICMS e embalagens.

Assim, soma-se todos os custos fixos e variáveis para encontrar o preço do produto ou serviço. Ademais, é necessário definir uma margem de lucro sobre o valor final de venda. Por exemplo, se o custo final de um determinado produto soma R$1.000,00 e se deseja um lucro de 15%, o cálculo deverá ser de 1.000+(1000*0,15)=1.150,00. Assim, o preço de venda deverá ser de R$1.150,00. Para serviços, pode-se usar a metodologia de Mark-Up, ou Taxa de Marcação, para selecionar todos os custos indiretos e colocar essa porcentagem no produto. O importante sempre é ter um preço que consiga, no mínimo, pagar todos os custos envolvidos, para que o produtor não tenha que pagar para vender algo.

Também é possível precificar através da da demanda, de modo que os clientes sejam consultados acerca dos valores oferecidos e possam fornecer um feedback acerca dos preços. Para tanto, é necessário selecionar um grupo de clientes que se enquadrem no perfil de público alvo, apresentar a eles o produto ou serviço ofertado e, por fim, consultá-los acerca dos valores e características daquilo que está sendo ofertado, obtendo assim uma base de valores aos quais eles estariam propensos a pagar.

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O objetivo da precificação é de maximizar os lucros de um empreendimento, equiparar seus preços aos de mercado e garantir a sobrevivência de um empreendimento em um mercado competitivo e cada vez mais acirrado. Ela pode ser realizada através de diferentes técnicas e apresenta grande eficiência para mensurar os cenários de oferta, demanda e valores. Por fim, a técnica de precificação auxilia no aumento da penetração de um produto ou serviço em um mercado, potencializando as vendas e maximizando o lucro final, não apenas garantindo a sobrevivência de uma marca mas auxiliando em sua consolidação.

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