O que é e para que serve um Plano de Negócios

O que é e para que serve um Plano de Negócios

Por Gabriela Prado Moreira e Sofia Gomes

Como já disse John Beckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”

Quantas de suas promessas de ano novo foram realmente cumpridas? Ideias sem planejamento serão sempre ideias, metas e objetivos exigem planejamento. 

Assim, muitos empreendedores passam por inúmeras dificuldades na abertura de seu negócio por não terem realizado um planejamento adequado e bem estruturado. Um negócio nasce de uma ideia, mas encontrar um ponto comercial, conhecer os custos e planejar o futuro da empresa é essencial para evitar riscos futuros. Nesse sentido, a elaboração de um Plano de Negócios, ou Business Plan, é indispensável para o sucesso de uma empresa. 

O que é o Plano de Negócios:

O Plano de Negócios é o instrumento ideal para elaborar um reflexo do mercado, do produto ou serviço e das metas do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas do setor em que atua, produtos e serviços, clientes, concorrentes e fornecedores. Também são apontados metodologias estratégicas, mostrando os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do negócio, seus riscos e seu propósito, através da Missão, Visão e Valores. Além disso, são levantados dados operacionais para o bom funcionamento da futura empresa ou serviço, tais como investimento financeiro e projeções de  lucro até as estratégias de marketing, contribuindo para a identificação da viabilidade da empresa e de sua efetiva gestão de forma bem estruturada. 

Como é feito um Plano de negócios:

O Plano de negócios contempla um agrupamento de outros planos e análises, sendo as principais etapas e tópicos, as listadas a seguir:

  • Plano Estratégico: Apresentação da empresa e análise dos serviços e ou produtos ofertados, realização do CANVAS e definição da Visão, Missão e Valores do negócio, análise SWOT, definição de metas e análise de riscos. A partir do cenário atual da empresa, monta-se um  planejamento estratégico para que ela consiga alcançar os objetivos traçados. 
  • Pesquisa e Análise de Mercado: Um estudo complexo para conhecer melhor o seu mercado, o mercado em potencial e a realização do mapeamento e análise da concorrência e da região atuante. É através da Pesquisa que você vai conhecer seus futuros clientes, quais os fornecedores mais vantajosos e ter uma visão ampla da concorrência, além do panorama econômico atual;
  • O Plano de Marketing planeja estratégias para que o empreendimento, a partir da sua divulgação, consiga atrair e fidelizar os clientes. Para tanto, traça-se as ações necessárias considerando especificamente o público-alvo do negócio, também ajudando o empreendedor a posicionar a sua marca no mercado conforme desejado. 
  • O Plano Operacional possibilita o entendimento da totalidade do negócio, proporcionando uma visão global do processo produtivo, elencando quais são os insumos necessários para a produção, prevenindo possíveis falhas, e planejando uma eficácia produtiva – com processos ágeis e de qualidade. 
  • O Plano Financeiro tem como objetivo o entendimento da estrutura de custos e despesas, assim como as fontes de receitas e fluxo de caixa, para que o empreendimento se organize de maneira eficaz e alcance a saúde econômico financeira através de uma boa gestão financeira. Por vezes, pode indicar qual o investimento necessário para que o negócio funcione, qual será o retorno daquele investimento (se valerá ou não a pena, se dará lucro), quando será o retorno e até mesmo indicar um preço para os serviços e produtos.

Qual a função de um Plano de Negócios: 

O principal objetivo do Plano de Negócios é conduzir as ações do empreendedor. Nele, o empresário deve relacionar, item a item, quais são as principais particularidades do negócio que pretende abrir, metodizando o que pode acontecer na prática. Deste modo, é possível se antecipar aos impasses, corrigi-los e evitá-los.

Algumas vezes, também é importante ter um Plano de Negócios para trazer confiança ao empreendimento que ainda não existe. Mostrar toda a estratégia já consolidada e quais os retornos e riscos previstos pode ser decisivo na hora de adquirir algum crédito ou para apresentar a possíveis investidores.

Em suma, o Plano de Negócios é feito para que o empreendedor possa planejar suas ações, estruturando o negócio para que ele tenha o sucesso desejado. Se interessou em fazer um  Plano de Negócios para sua empresa? Entre em contato conosco para agendar uma reunião de diagnóstico gratuita com nossos consultores!  A ECONOMICA, com seus 28 anos de experiência, te ajudará a formular estratégias que devem ser tomadas de modo a potencializar seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *