Como tratado no post “Porque tantas empresas fecham no Brasil”, uma das principais causas para que o tão sonhado empreendimento de muitos empresário fracasse é o desconhecimento do mercado em que ele atua, sendo consequência da falta de planejamento na idealização de novos empreendimentos.
Por isso, antes de abrir uma empresa, é extremamente importante e necessário a realização da inteligência de mercado. Inteligência de mercado consiste no conhecimento amplo do mercado e seus determinantes, visando sempre oferecer conhecimentos e estratégias a serem adotadas, para um melhor aproveitamento das oportunidades, ter a possibilidade de antecipação de tendências e preparação de ameaças. Agora você pode estar se perguntando: o que é preciso saber para ter esse tal “conhecimento de mercado”?
A resposta para essa pergunta é extremamente abrangente, pois envolve desde inteirar-se sobre seus principais concorrentes, diretos e indiretos, até conhecer seu público alvo. Sendo assim, é necessário entender como esses concorrentes se colocam frente ao mercado, atraem os clientes e se destacam das demais empresas. Além disso, se torna essencial analisar as preferências e necessidades dos clientes, o que eles desejam e os atrai.
O conhecimento de mercado também vai além de informar-se de fatores externos. É igualmente essencial dominar os fatores internos, tais como: os fornecedores, o melhor lugar para se instalar uma unidade e o reconhecimento de forças e fraquezas da empresa. Dessa forma é necessário buscar os fornecedores que possuem não apenas os melhores preços, mas também oferecem produtos de boa qualidade e que sejam confiáveis para evitar prejuízos. É importante salientar a importância de se ter alternativas de fornecedores para não se tornar dependente de um fornecedor específico.
Outro fator interno relevante citado acima é o melhor local para o estabelecimento de uma empresa. A definição de tal lugar é fundamental para o sucesso da empresa, pois além de influenciar diretamente nos custos de transporte, dos insumos, da mão de obra local e dos impostos, ainda é importante para definição de sua clientela e de oportunidades de mercado. Por fim, o auto conhecimento das fraquezas e forças da empresa, se torna fundamental para a constante melhora desta. Em síntese, as fraquezas consistem nos pontos em que a empresa possui menos recursos e menos habilidade que os seus concorrentes. Já as forças consistem nos diferenciais que a empresa oferece em relação aos concorrentes e nas etapas produtivas que ela possui domínio.
Para se construir uma boa inteligência de mercado a PAM (Pesquisa e Análise de Mercado) apresenta-se como uma útil ferramenta. Ela consiste em uma análise minuciosa do mercado em que ela está inserida, buscando informações relevantes sobre os concorrentes, público alvo e perspectivas futuras sobre o setor.  Para isso, essa ferramenta destrincha as faixas de custos, os potenciais lucros, as melhores localizações, possibilidades de fornecedores, dentre outras.
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