O que é um planejamento estratégico? Planejamento estratégico é o ato de direcionar o futuro da empresa através do planejamento. É uma área do planejamento empresarial e um conceito muito comum no âmbito da administração, que facilita a gestão de uma empresa, auxiliando-a na definição de objetivos e quais estratégias necessárias para o alcance destes. É, na verdade, a construção de um projeto comum, que deve ser compartilhado por todos os integrantes da equipe responsável por sua gestão e que, por sua vez, deve ser repassado aos colaboradores as premissas básicas para que todos tenham conhecimento dos objetivos e metas da empresa e o que se espera de resultados de cada colaborador. Além disso, ele possibilita a previsão situações de risco e de possíveis problemas, permitindo que se possa pensar antecipadamente em como evitá-los, claro que imprevistos podem sempre acontecer, mas ter um bom planejamento dos objetivos e recursos que se dispõe, auxilia exponencialmente na tomada de decisão, seja ela pensada ou repentina. E qual a importância da estratégia para o futuro das empresas? Sobreviver no cenário empresarial, altamente competitivo, está cada vez mais difícil para as empresas. A realidade mercadológica em que vivemos nos mostra que cada vez mais os empreendimentos precisam se organizar e definir quais são seus objetivos e delimitar quais estratégias os auxiliarão a alcançar tais objetivos, a fim de atingir os resultados esperados e, até mesmo, contornar possíveis situações que comprometam o sucesso dos negócios. Para tanto, é indispensável o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico. Como montar o meu Planejamento Estratégico? Primeiramente é importante buscar uma opinião de fora da empresa, pois, segundos especialistas em planejamento estratégico, a visão de pessoas inseridas na empresa é diferente de quem olha de fora. Então, contratar consultorias especializadas é um bom caminho e é também uma forma mais eficiente para definir o lugar da sua empresa dentro do mercado em que está inserido e os melhores caminhos para o alcance das metas que são desejadas.
Basicamente, um bom planejamento estratégico passa pela definição execução de 4 etapas fundamentais:

  1. Posicionamento e propósito: em tal etapa há a definição da cultura organizacional da empresa. Por que a empresa existe? Onde ela quer chegar? Quem levará ela até lá
  2. Análise dos pontos fortes e fracos: essa etapa consiste numa avaliação e análise estratégica do ambiente interno (forças e fraquezas da empresa) e do ambiente externo (oportunidades e ameaças do mercado); sendo fundamental para a identificação e definição dos principais focos de necessidades e objetivos, visando potencialização de suas forças e a minimização ou eliminação de suas fraquezas, convertendo-as em possíveis forças.
  3. Objetivos, Metas, Indicadores: aqui há a definição de objetivos táticos que fundamentalmente precisam estar atrelados a um plano de ação que guiará toda empresa.
  4. Apresentação e compartilhamento: O envolvimento dos colaboradores, em todos os níveis organizacionais, é essencial para o sucesso do planejamento. É hora de motivar!
  5. Monitoramento da execução de cada passo: o acompanhamento da implementação para avaliação da necessidade de rever a estratégia é indispensável. A avaliação da eficácia é fundamentada por meio de métricas e indicadores que deverão ter sido definidos previamente.

Com estas ações mínimas realizadas a empresa terá condições e ferramentas suficientes para conduzir de maneira satisfatória a gestão do negócio e para contornar imprevistos que venham a surgir, com uma boa margem de antecedência, uma vez que terá realizado uma análise das possibilidades com antecedência. Desta forma, a organização terá uma grande chance de obter um resultado favorável. O planejamento, se bem aplicado, pode tornar-se a ferramenta mais competitiva da empresa, atuando como um instrumento de comunicação, de acompanhamento e principalmente de aperfeiçoamento do aprendizado da organização. Recomenda-se que o Planejamento Estratégico seja revisado com certa frequência, para assim, realinhar os objetivos e metas, com base nas mudanças do mercado, definindo um projeto consistente para a organização. Está precisando de ajuda com seu plano estratégico ou algum outro serviço de consultoria para seu empreendimento? Clique aqui e agende uma reunião com nossos consultores!