5 fatores a se considerar ao escolher a localização do seu empreendimento

É de extrema importância a determinação da localização para o sucesso de seu empreendimento. Aqui, um estudo do mercado se faz necessário, analisando aspectos quantitativos e qualitativos do nicho em que se pretende atuar. Por isso, para que a decisão do local ideal seja tomada com maior possibilidade de ajudar no seu negócio, baseada em fatos e não apenas na intuição, a influência de alguns fatores deve ser levada em conta.
Público-alvo e sua segmentação (personas do negócio)Além de identificar o público-alvo, é necessário saber segmentá-lo. As principais formas de segmentação são: demográfica (características como sexo, idade, classe social), geográfica (onde mora e trabalha), psicográfica (valores e estilo de vida) e comportamental (onde procura produtos)
Concorrência (benchmarking) e mercado-alvoConhecer as outras empresas que ofertam o mesmo produto ou serviço que o seu empreendimento pretende vender é extremamente importante. Deve-se saber como trabalham, quais canais utilizam para alcançar os clientes, margem de lucro e aspectos positivos e negativos dos concorrentes, a fim de melhorar o seu empreendimento, pois saberá quais as falhas no mercado e as oportunidades de atuação. Além disso, identificar as necessidades do mercado-alvo é um diferencial para novos empreendimentos, pois é apresentando alguma inovação que se atrai a atenção de clientes.
RegulamentaçãoSaber os órgãos e instituições, tanto as governamentais quanto as não governamentais, que de alguma forma influenciam o mercado ou o local em que seu empreendimento pretende atuar é uma medida precautória que não pode ser esquecida no seu planejamento.
Análise de dadosPara obter informações necessárias para seu empreendimento, seleciona-se as técnicas de pesquisa adequadas, que podem ser qualitativas (que busca avaliar opiniões e atitudes dos consumidores) ou quantitativas (que busca dados quantificáveis, afim de submetê-los a análises estatísticas). As técnicas qualitativas mais usadas são a discussão de grupo e a entrevista pessoal, enquanto que formulários e questionários são usados em técnicas quantitativas.
Após recolhidas as informações, é preciso organizá-las para assim analisá-las e elaborar uma conclusão.
Barreiras de entradaÉ importante saber quais são os possíveis obstáculos que seu negócio possa encontrar. Por isso, alguns fatores do nicho de mercado em que se pretende atuar devem ser analisados, como, por exemplo, se os custos para entrar no mercado são altos (o que exigiria um alto investimento inicial), quais os fornecedores e canais de distribuição e se há oportunidades para novas empresas (ou se mercado já está dominado por uma empresa estabelecida).
A partir do estudo de mercado, levando em conta os fatores previamente listados, torna-se mais fácil a escolha de um local adequado para seu empreendimento, devido à visão do mercado obtida por meio desse método.
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